PROJETO MÃO CERTA
Introdução
A palavra mão (do latim "manus", que deu "manipulare") caracteriza o homem como indivíduo capaz de manipular objetos e de executar trabalhos manuais.
Em pessoas com deficiências, às vezes, não se é possível realizar tais funções, por suas limitações. Assim, é comum encontrar desvios, contraturas e deformidades nos membros superiores, por desuso ou mau uso das articulações.
Os splints são de grande relevância para o processo de reabilitação funcional da mão, pois constituem excelente método terapêutico auxiliar.
O uso de splints associado aos exercícios e atividades terapêuticas propicia um processo de reabilitação mais eficaz e resultados mais satisfatórios.
Objetivos
Metodologia
À partir de avaliação, onde constata-se a necessidade do uso de órtese, é realizada a confecção desta, observando-se as necessidades específicas de cada pessoa.
Através do uso das órteses, a pessoa se torna mais funcional, e com isso aumenta sa autonomia e independência em várias áreas, como: nas AVD's, na educação, no trabalho.
A órtese é utilizada na APAE e em casa, segundo orientações prévias.
Conclusão
Nós, acreditamos na importância das mãos como elemento fundamental na vida de um indivíduo. Com a utilização das órteses, os alunos passaram a ter nelhor posicionamento dos superiores reduzindo-se a possibilidade de contraturas e deformidades melhorando assim sua qualidade de vida.
Geral: Possibilitar um possível estilo de vida mais satisfatório para pessoas com deficiências.
-Posicionar e manter alinhamento articular correto;
-Impedir (parar) desenvolvimento de contraturas;
-Manter a melhora de encurtamentos, obtida pelo estiramento, entre os períodos de tratamento.
-Estabilizar e/ou posicionar uma ou mais articulações facilitando outras articulações funcionarem corretamente;
-Facilitar músculos normais em manter força e tônus, e estimular músculos fracos para fortalecer;
-Corrigir a deformidade causada pelo desequilíbrio de músculos paralisados enquanto permitindo músculos normais a manter sua atividade.