top of page

MUSICOTERAPIA

       A musicoterapia com os pacientes que têm algum tipo de deficiência nunca trabalha com as limitações das pessoas, mas sempre com a capacidade de cada um. Nas sessões de musicoterapia o paciente se surpreende tanto com as inúmeras eficiências que vão sendo descobertas por eles mesmo, que sua vida passa a ter outros sentidos. A descoberta de novas possibilidades causa surpresa a todos que fazem parte da estrutura familiar do paciente em tratamento musicoterapêutico. A música é uma forma de comunicação não verbal, trazendo assim uma gama de possibilidades para uma pessoa com dificuldades de expressão e comunicação, permitindo o estabelecimento ou restabelecimento de contato social sem a fala.


       Prazer, motivação, alegria, descobertas, superação, interações e ações são características que estão sempre presentes nesse tipo tão especial e único de terapia. A ideia é estimular o crescimento interior e o resgate de si mesmo em cada sessão, por meio da mistura de ritmos, melodias, harmonia, timbres, instrumentos musicais, criação, improvisação, audição e energia transformadora. O cérebro humano é estimulado pela música e seus elementos, assim , mesmo em casos de acidentes vasculares, traumas ou perdas variadas da capacidade mental, o paciente não deixa de ser atingido e contaminado positivamente pelo poder musical.
As aulas são ministradas em grupos e individual, de acordo com a deficiência do paciente e também de acordo com apresentações que virão acontecer.


       Espera-se uma melhora  na coordenação motora e vocal dos alunos e mais ainda um grande e significativo salto na sua autoestima e capacidade de concetraçāo.

bottom of page