top of page

No dia 04 de fevereiro de 1962, reuniram-se no salão paroquial anexo a Matriz de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete - MG, as pessoas responsáveis pelos trabalhos preparatórios a fundação de uma Associação de Pais e Amigos Excepicionais - APAE. Esta futura fundação viria proporcionar a qualquer pessoa com deficiência meios capazes de torná-la apta ao convívio mais íntimo dentro da sociedade.

A ideia da criação tem como mãe e principal fundada a professora Dª Maria do Amor Divino Pereira, que deixou registrado na abertura do primeiro Livro de Atas o seguinte termo: "Essa ambiocionada Instituição, que se pensa contribuir em Lafaiete, tem um sentido filantrópico, que prestará uma assistência completa através de aparelhagens próprias, aos meninos excepcionais da cidade que constituem um número bem elevado. A ideia de tamanha iniciativa floresceu de Bento Alexandre Viana, Geraldo Augusto de Freitas, Dª Maria do Amor Divino Pereira, que contam com o apoio e solidariedade dos amigos e demais componentes da diretoria, dispostos a levarem avante esse bem comum".

 

O dia 26 de março de 1962 efetivou-se a fundação da APAE- CL e em 1980, com verbas viabilizadas, doações e recursos financeiros provenientes de eventos beneficentes, em um terreno doado pela prefeitura, contruiu-se o prédio onde hoje funciona a APAE.

Infelizmente, com o falecimento da principal articuladora da APAE Dª Maria do Amor Divino Pereira e as grandes dificuldadesfinanceiras que impossibilitaram arcar com os custos, em 1990 ocorreu o fechamento da APAE, que permaneceu desativada por doze anos.

Em março de 2002, apoiadas pela Delagacia da Regional Centro I das APAES, a senhora Regina Clara Bernado, então Secretária Municipal de Assistência Social e Srª Sidméia Ivone Costa Andrade Soares de Resende, organizaram e compuseram uma diretoria buscando soerguer a APAE.

SOBRE NÓS

Apresentação

Com muita precariedade, porém vitoriosos, esses novos membros diretores reabriram a APAE-CL no dia 01 de abril de 2002. Hoje, atendendo mais de 400 alunos com deficiência, reafirmamos o idealismo de Dª Maria do Amor Divino Pereira.

A APAE hoje disponibiliza atendimentos especializados (fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagoia, psicologia e pedagogia) para récem nascidos, crianças, adolescentes e adultos, oferece também atendimento na área escolar (creche, Ed. Infantil, ensino fundamental, EJA anos iniciais e finais), oficinas e também sala de recurso em horário de contra turno para alunos matriculados na escola comum, além de serviço de itinerância na escola comum.

A escola da APAE atende prioritariamente a alunos portadores de deficiência intelectual e múltipla, autismo, Paralisia Cerebral, Microcefalia, Hidrocefalia, Epilepsia, Síndrome de Down, Síndrome de West, Edward, entre outras. Atuando como educadores, vimos a realidade das crianças e adolescentes com deficiência, o que faz crescer cada vez mais a vontade de continuar o trabalho. A escola é composta pelo corpo docente de 25 professores, 03 supervisoras, 01 diretora, 01 vice diretora, 01 secretaria, 01 cantineira, 04 serviços gerais e com alunos a partir do nascimento e que de acordo com a faixa etária e necessidades especiais apresentadas, se distribuem nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Atendemos alunos oriundos do munícipio de Conselheiro Lafaiete, da zona rural e de municípios vizinhos.

A escola funciona em dois turnos (manhã e tarde) e oferece aos alunos da APAE atendimentos especializados no contra turno, assim como aos alunos da escola comum (escolas municipais, estaduais e particulares).

Todos os serviços que a APAE disponibiliza são mantidos por telemarketing, projetos de fundos, parcerias com municípios que custeiam os educadores da APAE.

A faixa etária de pessoas atendidas pela APAE não há limites, desde o nascimento até quando houver necessidade (zero até a terceira idade).

FEDERAÇÃO DAS APAES

bottom of page